31º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

Goiânia sedia pela segunda vez o Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, em 2019, presidido pelo dermatologista Rogério Ranulfo

Foi lançado na última segunda-feira, 9 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo, o 31º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que será realizado em Goiânia, em maio de 2019. O evento retorna à cidade após 17 anos, sob a presidência do dermatologista goiano Rogério Ranulfo, que também comandou a edição 2002, quando era presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e do Congresso. A presidente da honra do Congresso será a Professora Dra. Bogdana Victória Kadunc, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

cirurgia dermatológica
Convidados celebram lançamento do 31º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatalógica, que ocorrerá em Goiânia, em 2019

O evento paulista movimentou a comunidade dermatológica brasileira e a indústria farmacêutica, numa noite que reuniu cirurgiões dermatológicos renomados e líderes empresariais que estarão presentes no Congresso de Goiânia. A abertura da cerimônia de lançamento do GO19 – Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica de Goiânia foi feita pelo presidente da SBCD, Mauro Enokihara, que destacou a tradição de competência de Rogério Ranulfo que, à frente do Congresso de 2002, marcou a história dos eventos científicos da SBCD.

Mauro lembrou que, pela primeira vez, um presidente de congresso comandaria o evento pela segunda vez – em 2002 e 2019 – o que mostra a qualidade do organizador e destaca a capital goiana como um centro médico no estado da arte da cirurgia dermatológica. Por sua vez, Rogério Ranulfo destacou a excelência do quadro de especialistas que compõe a comissão organizadora do GO19, que já iniciou seus trabalhos. Destacou que o congresso de 2019 manterá a tradição de inovação destacada no congresso de 2018, em Belo Horizonte, com a “valorização do novo”, no âmbito de uma especialidade moderna, atualizada e inovadora.

Na ocasião, o presidente da GO19 apresentou, também, o logo evento, que faz alusão a monumentos emblemáticos da história do Brasil, localizados na capital goiana, como o monumento às três raças e o monumento dos três marcos, ou “espetos da 85”, em referência à avenida onde se localiza, em Goiânia. Incorporados ao logo da GO19, os pilares simbolizam, como explicou Rogério, as bases da atividade do cirurgião dermatológico, no conhecimento, na técnica, na inovação e na ética. As cores do logotipo simbolizam as variações das luzes do cerrado goiano.

Além de um conteúdo científico na fronteira mais avançada da cirurgia dermatológica e da presença de expoentes mundiais da especialidade e de mestres brasileiros, o GO19 inovará, também, por seu compromisso com a sustentabilidade, na linha do congresso de São Paulo. “O GO Green”, como explicou o presidente, será um evento sustentável. Um ‘congresso verde”. Este compromisso engloba o consumo consciente e reduzido de água, energia e matérias primas, bem como parcimônia no uso e descarte de embalagens, entre outros valores de respeito à vida no planeta.

Para destacar esse compromisso, o GO19 lançou o II Prêmio de Sustentabilidade da SBCD, em três categorias, estande, produto e indústria, que destacará as ações meritórias de empresas e instituições. Outra ação marcante para a cidade será a implantação do Projeto Serrinha, que registrará o compromisso do GO19 com o meio ambiente por meio de projetos de compensação de carbono. Serrinha, na região Sul de Goiânia, cuja vegetação foi degradada pela ocupação urbana, será beneficiado por um projeto de reflorestamento, liderado pela SBCD em parceria com indústrias. A iniciativa será marcada por uma cerimônia de inauguração de parte do parque, durante o GO19. “Viemos para fazer a diferença”, resumiu Rogério sobre a missão do GO19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *