Alergia alimentar pode acontecer na fase adulta

Embora rara, a alergia alimentar pode acontecer na fase adulta e os sintomas podem ser confundidos com os da intolerância à lactose

Muito se ouve falar em alergia alimentar em crianças, mas e os adultos, também podem desenvolver esse tipo de alergia? Segundo a Coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dra. Renata Cocco, apesar de muito raro, existem alguns casos descritos.

Cerca de 8% das crianças têm algum tipo de alergia alimentar. Dessas, 350 mil têm alergia à proteína do leite de vaca. Em adultos não existem dados de prevalência e os casos encontrados ainda são muito raros.

“Os sintomas de alergia alimentar em adultos são variáveis e incluem quadros cutâneos de urticária e/ou angioedema, anafilaxia ou vômitos/disfagia secundários a esofagite eosinofílica. Deve-se tomar cuidado para não confundir com intolerância à lactose, muito mais comum nesta faixa etária”, alerta Dra. Renata.

O tratamento é semelhante ao indicado para as crianças, com a retirada do alimento que desencadeia a alergia.

Sobre a ASBAI
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *