Hospital em Curitiba oferece palestras gratuitas

O Hospital São Vicente promoverá duas palestras gratuitas e abertas à população durante o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata

As palestras serão no dia 20 de novembro, no Centro de Eventos do Hospital (Vicente Machado, 401 – Centro). Às 15:30h, o tema é “Câncer de próstata: o que eu preciso saber!?”, com o urologista Dr. Andre Luiz Camargo Labegalini. Em seguida, às 16h, serão abordados os “Tratamentos disponíveis para câncer de próstata e consequências da cirurgia”, com o urologista Dr. Antonio Brunetto Neto.

Segundo dados do INCA, o câncer de próstata ocupa a primeira posição entre os mais prevalentes na população masculina, excluindo-se os cânceres de pele não melanoma, e é o segundo em número de mortes logo após o câncer de pulmão. Para o Brasil, estimam-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019.

Apesar dos números expressivos da doença, muitos pacientes deixam de submeter-se ao check-up urológico anual por desconhecimento ou preconceito. “O check-up é simples e consiste em história clínica detalhada do paciente, exame físico incluindo toque retal e exame de sangue (PSA), sendo recomendado a todos os homens entre os 55 e 70 anos. Medidas simples, porém de grande valia no diagnóstico precoce da doença. O câncer de próstata tem cura, desde que detectado em estágios iniciais e respeitando-se as etapas do tratamento. Em se tratando do câncer de próstata, a avaliação urológica e exames regulares salvam vidas”, explica o urologista Dr. Antonio Brunetto Neto.

O Hospital também está arrecadando doações de lenços, turbantes, bonés e gorros tanto para mulheres como para homens em tratamento do câncer. Além disso, está sendo vendida na Tesouraria uma camiseta em prol da causa, por R$ 35,00, com os dizeres: “Coragem (s.f.): 1. De procurar o médico; 2. De diagnosticar; 3. De enfrentar o tratamento; 4. De encontrar a beleza nas mudanças; 5. De voltar a sorrir.”

A instituição tem tradição neste tipo de ação (veja matéria publicada aqui sobre campanha palestras no Outubro Rosa).

Sobre o Hospital São Vicente-Funef

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é referência no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef).

Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica é credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *