Londres cobra pedágio de carros mais poluentes

A Prefeitura de Londres, na Inglaterra, passou a cobrar pedágio dos carros mais poluentes, no tráfego pelo centro da cidade, na chamada ‘Zona de Emissões Ultra Baixa (ULEZ)’.

Sadiq Khan, o prefeito da capital, explicou à imprensa que a medida pretende combater a incidência de doenças pulmonares e mortes causadas pela contaminação do ar, a partir da redução dos poluentes. Estima-se que cerca de 40 mil veículos pagarão a taxa  todos os dias e dados oficiais contabilizam de nove mil mortes causadas por doenças associadas à poluição da cidade.

Um dos impactos relacionados à poluição do ar é a infertilidade. De acordo com a endocrinologista Elaine Maria Frade Costa, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP): “Além do ar puro, essa medida é muito benéfica para saúde da população. Recentemente conduzimos estudo em animais que indica que os índices de infertilidade estão crescendo em todo mundo, e a poluição do ar pode ser um dos fatores para esse aumento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *