Seminário e fórum sobre os agravos no trânsito

Secretaria de Saúde do Estado de Goiás promove em parceria com outras instituições discussão sobre mobilidade urbana, saúde pública e trânsito

Cerca de 6 mil pessoas são internadas todos os anos nas unidades públicas e conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de acidentes de trânsito em Goiás. Os dados, do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde também revelam que só em 2015 um universo de 1.866 pessoas morreram vítimas dos desastres terrestres com veículos. E é justamente com o propósito de atenuar esta grave realidade que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com outras instituições e entidades, realiza entre os dias 23 e 24 de novembro, a partir das 8h, no Auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, o 4º Fórum de Mobilidade Urbana e Trânsito e o 4º Seminário de Saúde Pública e Trânsito.

Os dois eventos, a serem realizados simultaneamente, contarão com as presenças de pesquisadores e especialistas das áreas de trânsito, mobilidade e saúde, de renome nacional e internacional. Entre os debatedores estão Gregória Paixão von Amann, coordenadora do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Ministério da Saúde de Portugal. Serão realizadas palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos sobre esses temas.

A coordenadora do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, acentua que o fórum e o seminário visam apresentar a contribuição do setor da saúde para a redução da mortalidade por acidentes de trânsito; demonstrar as práticas adotadas para gerir os deslocamentos de pessoas e veículos nas cidades e propor novas formas mais seguras. Além disso, os eventos objetivam criar um espaço de discussões sobre trânsito, contribuindo para a produção, difusão de conhecimentos e princípios para a mobilidade urbana sustentável para todos.

O 4º Seminário de Saúde Pública e Trânsito é uma iniciativa do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas da SES-GO em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Já o Fórum de Mobilidade Urbana e Trânsito, de iniciativa do Programa Educando e Valorizando a Vida da UEG, está sob a coordenação dos professores dos campi de Anápolis, Cidade de Goiás e Minaçu.

Palestrantes:
Irene Quintáns – Arquiteta urbanista, com especialização em Estudos Territoriais, Políticas Sociais, Mobilidade, Habitação e Gestão Urbanística em Barcelona; fundadora e diretora da Rede OCARA – Rede Latino-Americana de Experiências e Projetos sobre Cidades.

Ermínia Maricato – Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ocupou cargos públicos na Prefeitura de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Também foi secretária executiva do Ministério das Cidades.

Antenor Pinheiro – Coordenador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), coordenador nacional da Comissão Técnica de Bicicletas da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Gregória Paixão von Amann – médica, especialista em Saúde Pública, coordenadora do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Ministério da Saúde de Portugal.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *