Sorrir contra a depressão

Henrique TaniguchiPor Henrique Taniguchi

Muitas são as causas da depressão, uma doença que, segundo a OMS, atinge 332 milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, o número de casos diagnosticados representa 5,8% da população. No consultório, presenciamos diariamente pacientes que, durante toda a vida, tiveram algum tipo de restrição com os dentes, por exemplo, e passaram a conviver com as pessoas sem sorrir.

Mas será que quadros depressivos podem estar ligados à saúde bucal? Ora, no Dia Mundial da Saúde, cujo tema escolhido foi a depressão, precisamos nos atentar para toda e qualquer causa para esse mal que atinge tantas pessoas. Como dentista, já tratei casos emblemáticos de pacientes com baixa autoestima, dificuldade de se relacionar com pessoas, de sorrir, de se mostrar num convívio social devido à inconformidade com o sorriso.

Associado a outras razões de origens psicológicas, o quadro de alguns pacientes que vão ao consultório pode ser considerado depressivo, com relatos das próprias pessoas que se privaram de se olhar no espelho devido a dentes tortos, falhas na boca, problemas na gengiva e uso de dentaduras.

O sorriso é uma das principais fontes de liberação de endorfina, que é o hormônio do prazer. Sem coragem, nem vontade de expressar sentimentos alegres devido à vergonha, essas pessoas buscaram o isolamento e uma forma de vida avessa ao simples ato de sorrir.

Não queremos transferir exclusivamente à estética bucal as causas dessa doença que arrebata milhões de pessoas e gera tanto sofrimento. Mas podemos seguramente afirmar que diversos pacientes mudaram de vida, autoestima e hábitos de convivência social depois de buscar a ajuda de um profissional da odontologia e corrigir problemas na boca. Muitas vezes, se encontravam num impasse: “quero corrigir meus dentes, mas tenho medo de dentista”.

Com o advento das tecnologias nas clínicas, os tratamentos estão cada vez mais indolores e com resultados que transformam a autoestima dos pacientes. Viver com saúde é o objetivo da maioria dessas pessoas que nos procuram e voltam a acreditar que a vida pode ser muito melhor quando se pode sorrir.

Henrique Taniguchi é dentista, mestre em implantes e especialista em cirurgias bucomaxilofaciais. É reconhecido pela agilidade e cuidado com pacientes na extração de sisos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *