Toxina Botulínica em odontologia

Livro escrito pela Professora Pós-Dr. Célia Marisa Riazzatti Barbosa e pelo Professor Dr. José Ricardo de Albergaria Barbosa fala sobre segurança no uso odontológico da toxina botulínica

Por Cassia Larrubia, de São Paulo/SP

Embora seja bastante usada na medicina, a toxina botulínica é um recurso novo na odontologia. No Brasil, o uso da substância é permitido na área para fins funcionais desde 2011, mas em setembro de 2016 o Plenário do Conselho Federal de Medicina aprovou uma resolução que autoriza a utilização também para fins estéticos. Dessa forma, a odontologia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Para utilizar a substância de forma segura, é importante que o profissional de odontologia esteja atualizado sobre a legislação existente, as indicações e contraindicações, além das patologias nas quais é indicada, com seus respectivos diagnósticos e os protocolos de seu uso. Com o objetivo de fornecer essa base, a Elsevier está lançando o livro “Toxina Botulínica em Odontologia”, escrito pela Professora Pós-Dr. Célia Marisa Riazzatti Barbosa e pelo Professor Dr. José Ricardo de Albergaria Barbosa.

O livro é indicado para cirurgiões-dentistas que trabalham em diferentes especialidades, como disfunção temporomandibular, prótese, oclusão, cirurgia bucomaxilofacial, reabilitação oral, implantodontia e dor. Na obra, os autores abordam as atualizações científicas pelas quais a odontologia está passando e estimula os dentistas a conhecerem melhor a toxina botulínica de forma a aplicá-lo com segurança em sua prática clínica.

“A obra traz uma abordagem voltada às atividades odontológicas nas quais está indicada a aplicação de toxina botulínica. Nele, de forma didática e meticulosa, explicamos desde as propriedades bioquímicas, histórico, legislação atualizada, indicações e contraindicações, cuidados e efeitos colaterais, técnicas de manipulação da toxina, até os diversos protocolos de seu uso para capacitar o cirurgião dentista nas diferentes aplicações atribuídas à odontologia”, diz Célia Marisa Rizzatti Barbosa, autora.

Por intermédio de um vasta concepção clínica associada à experiência acadêmica dos autores, foram acrescentadas às descritivas técnicas e resultados de pesquisas científicas desenvolvidas em sua própria instituição de origem: a Unicamp. Esta característica determina um diferencial à obra que se apresenta, pois, além de descrever os conhecimentos técnicos necessários ao manuseio da toxina, os autores propõem suas concepções clínicas que retratam formas seguras e eficientes de intervenção.

“Tivemos o objetivo de colaborar com informações sobre um passo importante para o cirurgião dentista enquanto profissional da área da saúde, na medida em que explana todo o seu potencial por intermédio de propostas práticas de intervenção e da apresentação de resultados objetivos”, explica o autor José Ricardo De Albergaria Barbosa .

Por obedecer e descrever uma sequencia minuciosa dos procedimentos, o livro permite ao profissional conhecer e aplicar as técnicas ensinadas, baseando-se em diagnósticos precisos, através dos quais se torna, ao mesmo tempo, responsável e simplificada a correta indicação e uso da toxina botulinica.

De forma didática, “Toxina Botulínica em Odontologia” cita as principais publicações sobre o assunto, apresenta casos clínicos que ilustram as técnicas de aplicação e demonstra a importância dos detalhes da sua utilização e os cuidados técnicos e clínicos a serem adotados.

Um comentário em “Toxina Botulínica em odontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *