AHEG debate Programa de Controle de Infecção

Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) oferece palestra gratuita para associados, sobre o Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência em Saúde (PCIRAS)

O grupo de estudos em Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) inicia, no próximo dia 31, seu cronograma de palestras de 2017.

A primeira exposição do ano acontecerá das 14h30 às 16h, no auditório da associação, e apresentará detalhes sobre o Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência em Saúde (PCIRAS).

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde associados à AHEG podem se inscrever, gratuitamente, pelo telefone (62) 3093-4307 ou presencialmente na sede da associação, que fica na Alameda Botafogo, nº 101, Centro, em Goiânia/GO.

PCIRAS
Segundo a coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia Ferreira, muitos estabelecimentos manifestam dúvidas sobre esse tema, nos atendimentos realizados pela AHEG. “Todo hospital deve montar uma CCIH para que o controle de infecção seja feito e esse é um assunto básico e indispensável para a estruturação e funcionamento da Comissão, por isso, a procura é tão grande”, explica a médica infectologista.

Além do papel dos estabelecimentos de saúde na prevenção e controle de infecção hospitalar, serão abordadas as legislações, processos, programas e obrigações, além das características do regimento interno da Comissão de Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde, como membros obrigatórios e suas funções.

A palestra será ministrada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti.

Palestras
As exposições acontecem mensalmente, sempre nas últimas quintas-feiras, no mesmo horário e local. O cronograma deste ano contará com novos temas, mas os dois primeiros foram mantidos “porque são essenciais para o processo de formação”, conforme explicado pela coordenadora do grupo de estudos.

No primeiro semestre, serão abordados assuntos como: indicadores epidemiológicos; medidas de prevenção de disseminação de microrganismos; medidas de segurança ao paciente; principais medidas de prevenção de disseminação de microrganismos; e educação continuada.

Já entre os meses de julho e dezembro, as palestras abordarão o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); a estrutura física em serviço de saúde conforme normativas vigentes; as áreas de apoio: lavanderia e higienização do ambiente; os bundles de prevenção de Iras; a infecção do sítio cirúrgico (ISC); e a Central de Materiais Estéreis (CME).

Possíveis alterações na programação são informadas aqui. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *