Aparecida Shopping recebe Espaço Múltiplo Rosa

No outubro rosa, Apcam e Prefeitura de Aparecida realizam projeto de alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Hannah Motta, de Goiânia/GO

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), apenas em 2015 no Brasil foram estimados 57 mil novos casos de câncer de mama. E a palavra de ordem é prevenção! Quando descoberta em seu estágio inicial, as chances de cura para a doença aumentam consideravelmente.

Outubro é conhecido como o mês do combate ao câncer de mama. De acordo com informações do portal www.outubrorosa.org, a história do Outubro Rosa remonta à última década do século 1920, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. A boa ideia, felizmente, se espalhou mundo afora, e movimenta hoje milhares de entidades, associações o Estado e Município. Em 1997 o mês foi estabelecido como data cercada por ações de conscientização da prevenção do câncer de mama.

Essa enfermidade nem sempre é uma doença da qual os médicos conseguem apontar um agente causador. Sabe-se que o stress, fatores genéticos e de hereditariedade e alimentação estão intimamente ligados à doença. Com o intuito de alertar mais e mais mulheres, o Aparecida Shopping recebeu a Loja Rosa, em uma ação mobilizada pela Secretaria de Assistência Social do Município de Aparecida de Goiânia, que tem como secretária a Primeira-dama da cidade, Mayara Mendanha e a Associação dos Portadores de Câncer Mama (APCAM).

Aparecida Shopping recebe Espaço Múltiplo Rosa 1
Lorena, Gina, Prefeito Gustavo Mendanha com a primeira dama Mayara Mendanha, Andreia Zago e Magna Veiga, na inauguração do Espaço Múltiplo Rosa (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Espaço Múltiplo Rosa

A Loja Rosa, que manteve suas portas abertas até o dia 18 de outubro, apresentou programação repleta de atividades gratuitas preparadas especialmente para a data. Entre elas, a Exposição Autoestima, da fotógrafa Ivone, no Espaço Múltiplo Rosa. Além de palestra sobre a saúde da mulher, realização de cortes de cabelo e oficinas de produção de perucas, consultas com clínico geral, que realizou encaminhamentos de especialidades e exames. E, claro, durante todos esses dias quem passou pelo espaço recebeu atendimento e pôde tirar dúvidas sobre câncer de mama e colaborar com a compra de itens para arrecadação de renda para Associação. Na programação, houve também um desfile com participação das mulheres que fazem parte da instituição, dia de beleza e homenagem a Carmem Costa, da Casa de Apoio São Luiz.

Aparecida Shopping recebe Espaço Múltiplo Rosa 2

Em meio a tantas atividades, a Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, sublinha que o intuito era despertar nas mulheres aparecidenses a importância da prevenção, além de mostrar para as que passam ou já passaram por essa fase que é possível vencê-la de um jeito diferente. “O diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas, é algo simples mas que nem todas as mulheres sabem como deve ser feito. Com toda esta mobilização estamos destacando o quão importante é prevenirmos, e que a mulher precisa se amar, se valorizar e conhecer o seu corpo”, ressalta.

Além do Espaço Múltiplo Rosa, Mayara enfatiza outras ações espalhadas por toda Aparecida de Goiânia como caminhadas, rodas de conversa com mulheres nas unidades dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que hoje são seis , na ACIAG Mulher (Associação de Mulheres Empresárias) e também por meio de blitzes: “vamos para os principais pontos da cidade onde entregamos panfletos, orientando as pessoas sobre como o poder público está trabalhando esta questão durante todo o ano e além das orientações de prevenção”, explica e reforça que o objetivo é falar do tema durante o ano todo nas unidades de saúde.

A APCAM

Associação dos Portadores de Câncer de Mama do (APCAM) foi criada em 1996. É uma entidade sem fins lucrativos que conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médicos mastologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais do HC/UFG

Na APCAM, encontramos mulheres orgulhosas ao falarem da importância que a entidade tem em suas vidas. A presidente, Maura Rodrigues, uma das vítimas do câncer de mama que hoje já superou-se dos percalços da doença, lembra que a associação funciona durante o ano todo oferecendo apoio psicológico e suporte como auxilio com transporte, remédios e exames a mulheres de baixa renda, além do apoio que uma paciente dá e recebe de outras.

Superação

outubro rosa
Andreia Zago

Andreia Zago tem 41 anos, é formada em Ciências Econômicas e foi diagnosticada em maio de 2016 com câncer de mama ductal invasivo, já no grau II. Conheceu a APCAM através da internet e relata que se assustou ao receber o diagnóstico: “não consegui assimilar muito o que estava acontecendo, chorei bastante, pensava nas minhas filhas, na minha família, mas assentei meus pensamentos e entreguei a Deus todas as minhas dores, tanto as do corpo quanto as da alma. Não tinha o hábito de fazer os exames preventivos, porém tinha feito a mamografia e a ultrassom da mama em novembro/2015 e o médico não constatou nada”.

Andreia explica que foram necessárias oito quimioterapias, inicialmente, uma mastectomia radical com esvaziamento axilar, onde foram retirados 22 linfonodos e 20 estavam contaminados, por conta disso mais oito quimioterapias e 28 radioterapias foram necessárias. “Após finalizar, refiz todos os exames e com o exame PET CT foi constatado metástase carcinoma, ou seja, a doença se espalhou para ossos, pulmão e axila”, comenta com a certeza de dias melhores quanto ao seu diagnóstico.

Para ela o Espaço Múltiplo Rosa é uma grande iniciativa, pois “mostra para as mulheres a necessidade de se auto examinarem, de se cuidarem, mostra que o diagnóstico precoce é fundamental. Nos permite compartilhar nossas experiências e mostrar às outras mulheres que existe cura. Um projeto como esse deveria ser permanente, pois independente do dia, do mês e do ano o câncer é uma doença devastadora”, finaliza.

A APCAM funciona de segunda a sexta-feira e o contato pode ser realizado pelos números (62) 32021331 e 994963628.

O Espaço Múltiplo Rosa recebeu apoio de forma voluntária da produtora de evento Sandra de Azevedo, e na assessoria de comunicação e projeto da loja, da editora desse portal, Alice Galvão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *