Ministério da Saúde incentiva regularização das carteirinhas de vacina

Campanha nacional de multivacinação começa amanhã (19) e vai até 30 de setembro

Alice Galvão, de Goiânia/GO

Colocar a carteirinha de vacinação das crianças em dia. Com este intuito o Ministério da Saúde lança de amanhã, 19, até 30 de setembro a campanha nacional de multivacinação. Neste período, serão atendidas crianças de até cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos.

Quatro imunizantes tiveram seu padrão de aplicação alterado, por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A poliomielite terá imunização em três doses injetáveis aos dois, quatro e seis meses e duas doses orais. Para a HPV serão duas doses em vez de três, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda. As três doses anteriores continuam valendo apenas para as mulheres com HIV, em idade entre nove e 26 anos. Foi alterada também a forma como é ministrado o reforço da vacina meningocócica, que a partir de agora poderá ser feita a partir dos 12 meses e até quatro anos após a primeira dose. A pneumocócica agora precisa apenas de dois reforços em vez de três.

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução das doses extras de reforço é resultado de estudos que comprovam que o número menor de doses é eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dezessete =