Ceia saudável

Larissa Garcia, chef da SouNaturalíssimo, dá dicas de como manter a dieta e a saúde em dia durante as festas de fim de ano, optando por uma ceia saudável

Por Alice Galvão, de Goiânia/GO

Com o fim de ano chegando, começam os preparativos para as ceias de Natal e Réveillon. E quem nunca usou esta época de celebração como uma boa desculpa para sair da dieta? Afinal de contas, parece não haver escapatória para as tradicionais “gordices”. Se você é o convidado, ou aderiu a um evento pago, não tem como controlar o que será servido, não pega muito bem levar a própria comida e ninguém merece ficar contando calorias ou perguntando quais são os ingredientes deste ou daquele prato. Então, até os mais disciplinados podem se permitir comer de tudo um pouco, ou buscar combinações mais saudáveis e nutritivas de alimentos para compor o prato nestas ocasiões.

arroz-integralPara a chef Larissa Garcia, do buffet SouNaturalíssimo, a aposta em itens como castanhas, arroz integral, preto ou vermelho, saladas diversificadas e carnes brancas é uma excelente opção. Ela acredita que dá sim para se comer bem e de forma saudável.
“As castanhas, nozes e amêndoas, por exemplo, são fontes de gorduras insaturadas e auxiliam no controle das taxas de colesterol. A castanha-do-Brasil tem concentração de selênio, um mineral antioxidante que combate os radicais livres e por isso contribui para o retardo do envelhecimento precoce da pele”, explica Larissa.

E já que as combinações gourmet estão em alta, a chef dá algumas dicas pra lá de saborosas:

Brinque com as vitaminas que as verduras, legumes, frutas e folhagens oferecem.

Uma salada extraordinariamente rica e saborosa pode ser feita usando alface, rúcula, acelga, agrião, hortelã (que dá um toque de refrescância), palmito, morango, vagem, rabanete, azeitonas pretas ou verdes, brócolis, grão de bico e abobrinha. E você ainda pode salpicar com ricota esfarelada. Opte por deixar o convidado temperar à gosto. “Nossa sugestão de tempero é pimenta de cheiro, azeite extra virgem e sal rosa”, acrescenta Larissa.

Para o prato principal, prefira proteína vegetal ou carnes magras, por serem menos calóricas.

Soja e casca de banana podem substituir os alimentos de origem animal. As carnes magras (peru, frango ou peixe) e as proteínas vegetais podem ser assadas ou cozidas (prefira sem tempero, para você mesmo temperar).

Petiscos saudáveis

A mesa pode ganhar muito charme com os petiscos saudáveis. “Esbanje criatividade com o tomate cereja, que além de gostoso e saudável, dá vida à mesa. Faça quadradinhos com queijo fresco e coloque o tomate furado com palito em cima do queijo.
Faça também flores de palmito. São palmitos cortados, decorados com pimenta de cheiro e folha de manjericão. Fica maravilhoso!, incentiva a chef.

Sobremesa

Para a sobremesa, Larissa sugere salada de frutas gourmet com iogurte proteico.

Brindes e lembrancinhas

O ambiente corporativo também pode primar pela saúde dos colaboradores e clientes oferecendo brindes conscientes. A dica aqui é que as empresas apostem no kit com castanhas e vinhos. É uma lembrança sofisticada, saudável e gostosa. “Faça caixinhas com 3 divisórias e acrescente um vinho”, ilustra a chef.

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