Crianças terão auxílio do governo de Goiás para tratamento em Curitiba

Irmãos portadores da doença rara Síndrome de Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) serão tratados em Curitiba, com auxílio do Estado de Goiás

Os irmãos Isaac Lima de Souza, de 1 ano e sete meses, e Davi Lima de Souza, de 3 anos e 10 meses, portadores da doença rara Síndrome de Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), farão tratamento com a mesma equipe médica do Hospital de Clínicas de Curitiba (Paraná), referência nacional em transplante de medula óssea em crianças.

A consulta dos dois garotos está marcada para os dias 11 e 12 de setembro na capital paranaense e as despesas com as passagens de ida e volta dos pacientes e acompanhantes serão custeadas pelo sistema Tratamento Fora de Domicílio da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (TFD/SES-GO).

Davi já fez o transplante de medula óssea. Em 2016, se submeteu a um tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, também com recursos do TFD/SES-GO. O mais novo, Isaac, ainda não fez este procedimento.

A equipe de Hematologia do Hospital de Clínicas de Curitiba decidiu unificar o tratamento dos irmãos depois de avaliar o quadro clínico de Isaac em uma primeira consulta no dia 19 de junho. Depois da visita agendada para setembro, os médicos definirão os procedimentos a serem adotados.

A imunodeficiência combinada grave é uma doença decorrente da imunodeficiência séria e potencialmente fatal. Ela está presente ao nascimento e pode ser causada por mutações em muitos genes diferentes. Todas as formas são de caráter hereditário. A forma mais comum resulta de uma mutação em um gene do cromossomo X (sexual) (denominada doença ligada ao cromossomo X) e ocorre quase que exclusivamente em meninos. Outra forma da doença deve-se a uma deficiência da enzima adenosina de aminase.  O transplante de medula óssea é uma das principais terapias indicadas para esta doença.

Davi já fez o transplante de medula óssea. Em 2016, se submeteu a um tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, também com recursos do TFD/SES-GO.

Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um benefício que pode ser concedido ao Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar tratamento de saúde fora do estado de Goiás, quando esgotados todos os meios de tratamento médico em unidades de saúde sediadas no território goiano. A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem cadastrado 557 pacientes nesta modalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *