Cuidado com a mochila pesada!

Na volta às aulas, as crianças e adolescentes precisam estar atentos ao excesso de peso nas costas, pois podem agravar lesões como a escoliose e a cifose

Por Denise Santiago, de Goiânia

A escolha da mochila adequada  para evitar que as crianças sintam dores nas costas ou desenvolvam algum tipo de problema na coluna por causa do excesso de peso, é uma das preocupações de muitos pais no início do ano.

Mochilas muito pesadas, ou transportadas de forma errada, podem agravar lesões nas costas das crianças e adolescentes. O excesso de peso nas mochilas favorece o agravamento de desvios de coluna, como a escoliose e a cifose.

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita que forma uma curva em forma de “S”. O problema pode surgir em qualquer fase da vida e as causas podem ser congênitas, degenerativas e idiopáticas, quando não se identifica o motivo do desvio. Nesses casos a escoliose pode aparecer já na infância ou na adolescência. Já a cifose é caracterizada pelo aparecimento da curvatura postural vulgarmente conhecida como “corcunda”. Suas causas mais comuns são a má postura e a falta de condicionamento físico.

Dentre os possíveis tratamentos para a coluna, a Quiropraxia se apresenta como uma opção de resposta rápida. Primeiro o paciente é avaliado e o especialista indica o tratamento.

DICAS
As mochilas de rodinhas são as mais indicadas para evitar a sobrecarga de peso na coluna das crianças, mas o ideal seria  que as escolas disponibilizassem armários para evitar o transporte desnecessário de material. Para quem carrega a mochila nas costas a dica é usar sempre as duas alças e não carregar o peso apenas de um lado, e o limite inferior da mochila deve ficar na altura do quadril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *