Dezembro laranja: Proteja-se com o autoexame

Dezembro laranja: Proteja-se com o autoexame
Foto ilustrativa Pixabay

O Dezembro Laranja é uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

Segundo o cirurgião oncológico Dr. Juliano Rebolho, no estado inicial, as chances de cura para o câncer de pele chegam a 95%. “Por isso é importante fazer o autoexame e observar algumas características que, se evoluírem, são indicativos para uma avaliação médica. A regra do ABCDE – Assimetria, Bordas, Cor, Diâmetro e Evolução – aponta sinais sugestivos do tumor de pele do tipo melanoma”, explica o médico.

A análise deve ser feita com auxílio de espelhos para atingir todas as partes do corpo, como costas e região genital. Lembrando sempre os cuidados básicos, como uso de protetor solar, inclusive diariamente no rosto – reaplicando a cada 2 horas – e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum é o câncer da pele não melanoma, seguido dos carcinomas basocelulares e espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =