Dia do Cirurgião Plástico: responsabilidade com a segurança do paciente

SBCP-GO emite comunicado com recomendações sobre segurança do paciente aos cirurgiões plásticos

Na última terça-feira (06/12), véspera da data em que se comemora o Dia do Cirurgião Plástico (07/12), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) divulgou um documento com sugestões e orientações aos especialistas sobre os cuidados com a segurança do paciente.

A medida chega em um momento em que há um aumento na busca por cirurgias plásticas em todo o Estado. Além disso, crescem em todo o país as denúncias de erros médicos e, consequentemente, a judicialização da medicina. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) indicou números alarmantes de 434 mil óbitos causados em 2015 pelos chamados “eventos adversos”, que incluem erros, negligência ou baixa qualidade do serviço. Um número maior do que o de mortes causadas por câncer.

Entre as recomendações aos cirurgiões plásticos está a realização de minucioso exame clínico e físico do paciente para verificar a presença ou não de comorbidades, como hipertensão, diabetes, hipotireoidismo, dislipidemia etc, bem como antecedentes pessoais de trombose venosa profunda (TVP) e/ou tromboembolismo pulmonar (TEP), história pessoal e/ou familiar de abortamentos espontâneos de repetição ou de parentes com menos de 40 anos de idade com histórico de infarto agudo do miocárdio (IAM) ou acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico ou outras condições sugestivas de alguma trombofilia.

“Queremos orientar e reforçar junto aos colegas os cuidados a serem observados para ampliar a segurança das cirurgias plásticas, o que deve melhorar ainda mais o rigor com a preservação da vida e a qualidade do atendimento aos pacientes”, diz o presidente Luiz Humberto Garcia de Souza.

A segurança em cirurgia plástica foi abordada também em uma sessão plenária realizada no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) no dia 30 de novembro. A reunião contou com a participação de diretores e conselheiros do Cremego, diretores da SBCP-GO e o presidente da SBCP nacional, Luciano Chaves, cirurgiões plásticos, anestesiologistas e representantes do setor hospitalar privado.

Campanha

Em outubro, A SBCP-GO lançou uma campanha para orientar a população sobre a importância de realizar cirurgias estéticas e reparadoras com cirurgiões plásticos. A campanha, que tem como tema “Cirurgia plástica é com cirurgião plástico”, quer mostrar às pessoas que beleza e saúde são coisas sérias e que tanto os procedimentos cirúrgicos quanto os minimamente invasivos exigem cuidados e devem ser realizados por profissionais habilitados, pois qualquer falha pode comprometer os resultados almejados e, principalmente, a saúde e segurança do paciente.

Atualmente, há 233 cirurgiões plásticos inscritos no Cremego, sendo que 176 deles atuam em Goiânia, onde são realizadas cerca de 25 mil cirurgias plásticas a cada ano. Para saber se um médico é especialista em Cirurgia Plástica, basta consultar o site do Cremego ou o da SBCP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *