Goiano assume a presidência da Federação Brasileira de Hospitais

Dirigente da Associação dos Hospitais de Goiás, Fernando Antônio Honorato assumirá a presidência da Federação entre os dias 10 e 26 de maio

Por Wanja Borges e Karla Rady, de Goiânia

O presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), Dr. Fernando Antônio Honorato, assumirá interinamente a presidência da Federação Brasileira dos Hospitais (FBH) entre os dias 10 e 26 de maio. O médico ginecologista e obstetra foi indicado pelo presidente eleito da Federação, Luiz Aramicy Bezerra Pinto, que se ausentará temporariamente do país nesses 17 dias.

Esta é a primeira vez, em 50 anos de história, que um goiano assumirá o cargo. O nome de Honorato foi escolhido entre os oito vice-presidentes da FBH, o que para o secretário geral da federação e tesoureiro geral da associação, Adelvânio Francisco Morato, representa a força que a AHEG tem na FBH e sua importância no cenário nacional.

“A AHEG é piloto da metodologia de qualificação hospitalar. Não é à toa que foi indicada pela própria FBH para responder tecnicamente pelas atividades relacionadas a metodologias de certificação ou avaliação sistemática dos indicadores de qualidade em saúde”, lembra.

FBH
Considerada uma das maiores representantes da rede de saúde privada do país, a FBH é composta por 6.784 hospitais, dos quais 2.916 prestam atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Unindo associações de todos os estados, ela atua na defesa de clínicas, hospitais, ambulatórios, representando, hoje, 4 mil unidades que, juntas, são responsáveis por 62% dos procedimentos gratuitos realizados no país.

A Federação também é membro titular na Câmara de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Grupo Técnico do Ministério da Saúde e, por isso, participa das principais decisões do setor hospitalar brasileiro.

O presidente
Médico ginecologista, Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza é o atual presidente da AHEG, cargo que já exerceu anteriormente nos anos de 2010 a 2012. Na instituição, também foi tesoureiro geral na gestão 2012/2015. Natural de Piracanjuba (GO), tem 57 anos de idade e é filho do médico Affonso Honorato da Silva e Souza e de Luzian Pelles Honorato da Silva e Souza.

Formou-se em medicina em 1986 pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Também é sócio proprietário da Maternidade Modelo, ex-presidente do Sistema Goiano de Hospitais, ex-vice-tesoureiro da Associação Médica de Goiás e ex-diretor do Departamento de Contratos e Convênios da AHEG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *