I Festmego apresenta talentos da medicina goiana

Festival não competitivo apresentou 53 atrações artísticas nas linguagens: pintura, fotografia, literatura, dança de salão, poesia falada e canto

Alice Galvão, de Goiânia

Este ano a Associação Médica de Goiás (AMG) e o Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego) promoveram uma comemoração conjunta ao Dia do Médico. As entidades quebraram o protocolo e resolveram criar um festival de artes. Em sua primeira edição, o I Festmego – Festival de Artes dos Médicos Goianos já nasceu grande. Realizado no último dia 7 de outubro, no Sicoob Unicentro Brasileira, o evento não competitivo apresentou 53 atrações artísticas nas linguagens: pintura, fotografia, literatura, dança de salão, poesia falada e canto. Amparados por uma banda de músicos profissionais de alta qualidade, os médicos cantores soltaram a voz.

“Queríamos comemorar o dia do médico de uma forma leve, divertida. Nossa intenção é realizar o evento anualmente e torná-lo uma tradição da medicina goiana”, revelou o Dr. Rafael Cardoso Martinez, presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego) e idealizador do festival. “Quando, em uma conversa informal, o Dr. Rafael Martinez (SIMEGO) sugeriu de fazermos um Dia do Médico diferente este ano, com a realização das duas entidades (AMG e SIMEGO) e que houvesse um momento fraterno com a participação dos médicos e das médicas, achei a ideia fantástica. Coloquei em discussão junto à diretoria da Associação Médica e todos apoiaram a causa”, contou o Dr. José Umberto Vaz de Siqueira, presidente da Associação Médica de Goiás (AMG).

No planejamento, Eberth Vêncio, colunista da Revista Bula, não deixou nada a desejar. Sua expertise na realização dos festivais da Regional Goiana da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores (Sobrames) fez toda a diferença. “Foram tempos incríveis. Vamos voltar com toda gana e disposição em 2016, certos de que repetiremos o Festmego nos próximos anos, aperfeiçoando e permitindo o congraçamento da classe médica numa festa repleta de arte mas, acima de tudo, de amor à profissão médica e à vida”, projetou.

festmego
Dr. Rafael Martinez (SIMEGO), Dr. Eberth Vêncio (Revista Bula) e Dr. José Umberto Vaz de Siqueira (AMG) foram os anfitriões da noite. (Crédito: Cristiano Borges)

Além das exposições e apresentações, as entidades fizeram um recorte na programação para homenagear alguns dos nomes mais importantes da medicina em Goiás. A AMG ofertou a “Comenda Dr. Luiz Rassi” e o Simego, a “Comenda do Mérito Sindical”. Os homenageados da associação foram Iraydes Duarte da Cunha Freitas, Célio Ferreira Leão, Carlos Inácio de Paula e Penido de Oliveira. Já o sindicato homenageou Amaury Oliveira Tavares, Etevaldo Marçal da Silva e Nelcivone Soares Melo.

O salão estava cheio, os convidados muito entusiasmados e o buffet, impecável. Os anfitriões promoveram um clima descontraído e sem formalidades, enquanto os médicos artistas davam tudo de si no palco. Uma festa para ser lembrada e esperada ao longo do ano.

Que venham as próximas edições!

Confira alguns dos melhores momentos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *