Huapa promove ações em prol do Setembro Verde

Palestras, distribuição de kit, sensibilização do público e mobilização no dia 27, fazem parte da programação

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), promove durante o mês de setembro diversas ações em alusão à campanha de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos – “Setembro Verde”. Desde o início do mês, a fachada do hospital está iluminada com a cor símbolo da ação, além de que membros da CIHDOTT têm percorrido setores da unidade e ministrado pequenas palestras aos colaboradores sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Após cada mini palestra, os ouvintes recebem um laço verde, kit com balas e um código correspondente ao número de espera caso estivesse na fila de transplante. “Mesmo sendo um trabalho de formiguinha acredito que estamos plantando bons frutos. A quantidade de famílias que estamos informando, fazendo refletir e discutir sobre o assunto já é um grande ganho”, declarou a enfermeira voluntária da CIHDOTT, Bárbara de Carvalho.

A auxiliar administrativa lotada no Laboratório, Renata Freitas Augusto, confessa que não é doadora, mas a visita da CIHDOTT a fez ponderar sobre o assunto com a família. “A sensibilização realizada pelas meninas da CIHDOTT mexeu bastante comigo e me fez pensar sobre a doação, tanto que levei o debate para casa e compartilhei com meus familiares. Mesmo ainda não tendo tomado a decisão de ser doadora, considero que foi um grande passo, já que antes não pensava nisso”, afirmou.

Já a diretora geral do Huapa, Mara Rúbia de Souza, é doadora de órgãos convicta. “Eu apoio totalmente essas ações porque é muito importante informar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. A única certeza que temos nessa vida é sobre a morte, e torna-se um ato de amor pensar no próximo numa hora dessas, mesmo que o momento seja de muita dor para quem fica”, resumiu. .

Programação

No Dia D da campanha, em 27 de setembro (quarta-feira), ocorrerá uma grande mobilização na recepção administrativa do Huapa, com a distribuição de folders explicativos sobre o tema para os colaboradores. O encerramento das atividades do “Setembro Verde” será realizado no dia 29 de setembro (sexta-feira), no auditório da unidade, das 14h às 15h30min, com a palestra sobre doação de córneas ministrada pela oftalmologista e diretora técnica da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), Luciene Barbosa de Sousa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *