Linx anuncia aquisição da goiana ITEC Brazil

Em entrevista ao NS, durante a 14ª Abradilan Conexão Farma, o diretor do segmento de Farma da Linx, Rogério Vieira, revelou detalhes da aquisição da goiana ITEC Brazil pela empresa que representa.

Por Alice Galvão, de Goiânia/GO
Com informações de Sandra de Azevedo, de São Paulo/SP

Rogério VieiraNo último dia 21 de março, a Linx, líder brasileira no fornecimento de soluções em software de gestão (ERP e POS) para o varejo, anunciou a aquisição da empresa goiana ITEC Brazil, sediada em Aparecida de Goiânia, que tem foco no mercado de redes de farmácias middle market (médio porte) e de grande porte. “Esta é uma aquisição estratégica bastante importante. Mostra a nossa força de investimento e que cada vez mais a gente quer conquistar esse mercado de farmácias”, revela o Diretor Operações Vertical de Farmácias, Rogério Vieira (foto). De acordo com o executivo, além da ampliação do portfólio, a empresa ganha nova tecnologia, novos clientes, um nicho de mercado diferenciado e valor agregado a toda a cadeia produtiva.

Sobre as novidades trazidas para a Abradilan Conexão Farma 2018, o executivo revelou que a marca está lançando na feira uma solução voltada para o varejo e única no mercado farmacêutico: a Linx Promo. “É uma solução que vai direto no sistema de caixa dos nossos clientes e só quem utiliza o produto Linx tem este benefício da indústria”, avisa Rogério. O sistema, que beneficia todos os players da cadeia produtiva (indústria, distribuidores, varejistas e cliente final), não tem custo adicional para quem já usa o sistema de gestão da marca. “Todos os nossos clientes já foram informados sobre esta solução. Basta que eles entrem na nossa aplicação e aceitem receber as informações”, explica.

Com o sistema, os varejistas recebem as notificações assim que as indústrias parceiras lançam suas ofertas. Assim, podem preparar seu ponto de venda com antecedência, para receber as promoções. Um ponto importante é que a diferença entre o preço de venda e o preço da promoção é reembolsado ao estabelecimento comercial em dinheiro, por depósito em conta. “Esta solução traz benefícios como aumento de fluxo de pessoas pra dentro da farmácia, vantagens competitivas no preço para o consumidor final, e ganhos expressivos para os nossos clientes, que são os farmacêuticos”, reforça o executivo.

 

 

Mais sobre a aquisição da ITEC Brazil

Com mais de 10 anos de atuação no varejo farmacêutico, a empresa adquirida tem atuação no desenvolvimento e comercialização de softwares de gestão e automação de farmácias, com foco em redes de médio e grande porte. O faturamento bruto da empresa nos últimos 12 meses totalizou R$10,5 milhões.

Pela aquisição da ITEC Brazil, a Linx pagará o total de R$16,4 milhões à vista e, adicionalmente, sujeito ao atingimento de metas financeiras e operacionais para os anos de 2018 a 2020, poderá pagar o valor de até R$9,1 milhões.

De acordo com dados da IMS Health, BMI Research e Abrafarma, o mercado farmacêutico, alicerce do negócio da ITEC, é formado por aproximadamente 82 mil estabelecimentos que movimentam anualmente perto dos R$ 78 bilhões de reais. De acordo com a Abrafarma, as suas associadas faturaram R$ 21,72 bilhões, aumento de 8,76% sobre o mesmo período de 2016. A quantidade de lojas aumentou 15,02%, de 6.158 para 7.083 em um período de um ano.

“A Linx está sempre avaliando segmentos potenciais importantes, como o de farmácia, buscando empresas sólidas, promissoras e com soluções complementares ao nosso portfólio”, afirma Alberto Menache, presidente da Linx.

Com matriz em Aparecida de Goiânia, Goiás, a ITEC Brazil atende empresas em 19 estados e tem como principais clientes: Dose Certa, Droga Fuji, Drogaria Brasil, Drogasmil, Farmácia Nacional, Farmácia Real, Farmácias São Paulo, Drogaria Globo, Indiana Drogaria, Grupo Jorge Batista, Maxifarma, Morifarma, Natus Farma, OnoFarma, Rede Pharma, Drogaria Rosário, Santa Lucia Farmácia, Sesi Farmácia, Drogarias Tamoio, Farmácias Trajano, Unipreço.

Histórico das Aquisições Linx
O crescimento sustentável é objetivo da Linx. A estratégia de crescimento por aquisições da empresa teve início em 2008 e até hoje foram 26 processos nacionais e um processo internacional (Synthesis, em julho de 2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *