Make para mulheres +40 destaca a beleza natural

Segredos de make para mulheres +40, que ressaltam a beleza e disfarçam as marcas de expressão

Por Joyce Moretti, de São Paulo

Muitas coisas mudam na vida da mulher com o passar dos anos, uma delas é a maneira de se maquiar. Antes, se abusava dos tons cintilantes e cores fortes. A tendência agora é que, com a maturidade, se aposte em técnicas para disfarçar sinais profundos e flacidez da pele. Os brilhos evidenciam estas características, portanto não são indicados.

A empresária e digital influencer Erika Alk, idealizadora do projeto Bonita aos 40, é prova de que é possível resistir ao tempo e permanecer linda, basta adotar alguns truquezinhos que fazem toda a diferença no dia a dia.

Prestes a se casar pela terceira vez, ela não abre mão de uma maquiagem incrível para o grande dia. Ela não quer nada exagerado, que deixe o look over. Para ajudá-la recorremos às dicas da maquiadora Mayara Curralo (@momentodebeaute). Está pronta para desvendar os segredos? Então tome nota:

Pré-maquiagem

make para mulheres +40
Produção de Erika Alk por Mayara Curralo: menos é mais

Segundo Mayara, a preparação da pele antes de receber a maquiagem é essencial.  Utilizar produtos específicos para a pele madura, desenvolvidos com alta tecnologia, faz toda diferença. Limpar bem a pele, tonificar, hidratar e usar um bom primer para pele madura, a deixa mais viçosa e jovial.

Mas atenção: nada de utilizar produtos muito adstringentes. Ao tirar demais a oleosidade natural da pele, ela fica muito seca. E, quanto mais ressecada estiver, menos elástica e flexível ficará para receber os produtos, como base e corretivo, comprometendo o resultado.

O uso da base acompanhada do corretivo, são essenciais para disfarçar imperfeições. A mulher madura deve priorizar maquiagem com tratamento, uma base com ativos anti-idade e efeito lifting, por exemplo.

Paleta de cores

Evite os tons brilhantes, que denunciam as marcas de expressão e salientam a flacidez da face, especialmente na região dos olhos. O ideal é optar por tons neutros. A sombra clara e opaca é recomendada para levantar o olhar, já que não pesa, e deve ser complementada com uma máscara de cílios de boa qualidade Para o dia a dia, vale usar uma máscara marrom que deixa o visual leve e chic.

Utilizar o lápis na linha d’água ou o rímel na parte inferior dos olhos não é muito recomendado, o truque é sempre levantar o olhar e não o contrário, por isso invista sempre na parte superior dos olhos. “A indicação é esfumar o lápis ou uma sombra marrom na pálpebra móvel bem rente aos cílios superiores.”, explica Mayara.

Nos lábios, evite os batons muito cremosos, que marcam os sulcos dos lábios. Prefira os produtos sem brilho e de tons rosados ou terrosos, que são as pedidas da estação, e sempre elegantes. Os lábios maduros, assim como a pele, precisam de resgate de viço, por isso é importante hidratar sempre.

“O batom vermelho faz parte da identidade da mulher, como dizer que isso é proibido depois de uma certa idade? Se você gosta de batom escuro, pode usar, mas precisa ser muito bem aplicado, com contorno muito bem feito e hidratar sempre os lábios.”

Menos é mais

Certa vez, a estilista Carolina Herrera afirmou que “quanto mais velha a mulher, menos maquiagem ela deve usar”. E essa é uma grande verdade, mas não significa que ela deve utilizar menos produtos para atingir esse resultado.

“A beleza de passarela, por exemplo, lança mão de diversos cosméticos para imprimir a imagem de pele sem maquiagem“, relembra Mayara.  O mais importante é saber escolher os produtos que serão utilizados. Na preparação da pele é fundamental utilizar produtos bem leves, para não deixar a cútis pesada.

Quanto mais espessa a base, mais vai marcar e deixar as rugas aparentes. Sempre ir construindo a maquiagem aos poucos, por camadas, em excesso a make acaba tornando ainda mais evidente as diferenças de relevo dos locais da pele que têm rugas.

Identidade preservada 

Na hora de fazer o teste de maquiagem para algum evento, como o casamento, por exemplo, sua identidade deve ser sempre preservada. Não é interessante que a mulher tenha o rosto modificado com o excesso de maquiagem, justamente em um dia em que ela deve ser o destaque.

“Tive o cuidado de escolher uma profissional de minha confiança, que sei que não irá pesar a mão no make, me fazendo parecer outra pessoa!”, complementa Erika.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *