Mutirão para doação de sangue no Órion Complex

Complexo disponibilizará vans para fazer o transporte gratuito dos doadores a dois bancos de sangue de Goiânia. A concentração para o ato solidário será às 8h, no Piso 2 do Órion Shopping, no Setor Marista

Por Allan David

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. De acordo com uma pesquisa feita pelo movimento Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, que ouviu 2771 entrevistados em todo País, o clima frio é um dos fatores que impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período.

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e dar uma contribuição para o engajamento da população com a questão e o aumento dos estoques , o Órion Business & Health Complex, em Goiânia, reunirá pessoas de diferentes grupos na próxima sexta-feira, numa ação inédita de integração para doação de sangue. Grupos de motociclistas, ciclistas e empreendedoras já estão confirmados nesta reunião do bem, motivada pela vontade de ajudar o próximo. Toda a população está convidada para o ato solidário, cuja concentração será às 8h, no Piso 2 do Órion Shopping, no Setor Marista.

Os laboratórios Núcleo e Ingoh abraçaram a causa e irã prestar orientações aos doadores. Na sequência, eles serão transportados gratuitamente em vans para o banco de sangue Hemolabor, na Rua 5-A, no Setor Aeroporto, e para o laboratório Ingoh, na Rua 87, no Setor Sul, onde as bolsas de sangue serão coletadas.

Em ação voluntária prévia, 20 empresárias integrantes do Portal Glam se reuniram no Órion Complex para fazer um ensaio fotográfico coletivo no heliponto do edifício, aproveitando a bela vista aérea de Goiânia como cenário para as fotografias que serão veiculadas nesta semana nas redes sociais das empresárias e grupo, chamando seus seguidores para participar da doação de sangue na próxima sexta-feira.

A gestora de marketing do Órion Complex, Patrícia Naves, informa que os participantes do Dia D de Doação de Sangue serão recepcionados na sexta-feira, 14, com um coffee-break a partir das 8h. “No contexto de um mundo tão fragmentado como o que a gente vive hoje, essas oportunidades de estimular e vivenciar encontros assim, de grupos com interesses tão distintos, são sempre valiosas. É a prova mais contundente de que as pessoas, por mais diferentes que sejam umas das outras, ainda têm no coração os sentimentos de solidariedade, compaixão e unidade na defesa da vida”, comenta Patrícia, uma das organizadoras do evento.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue é preciso apresentar documento original com foto; estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg; e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). O doador deve ainda estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e não ter tido gripe ou resfriado nos últimos sete dias.

O sangue captado é fundamental para ajudar no tratamento de inúmeros casos, como: vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras; vítimas de catástrofes; pacientes com câncer; pacientes hemofílicos, isto é, com desordem no mecanismo de coagulação do sangue; pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte; e pacientes que sofreram hemorragias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *