Inteligência artificial na Abradilan 2018

Tecnologia robótica e lançamento de portfólio marcaram a participação da Omron Healthcare na Abradilan Conexão Farma 2018

A inovação esteve presente mais uma vez nos detalhes da Abradilan Conexão Farma, que em sua 14ª edição, trouxe ao São Paulo Expo Center a oportunidade anual de negócios e network entre os players do mercado farmacêutico brasileiro, aliando tecnologia, experiências e conteúdo.

Inteligência artificial na Abradilan 2018 1
Bolas para propriocepção distribuídas pelo robô

Um dos exemplos disso foi a recepção inusitada aos visitantes promovida pela gigante japonesa Omron Healthcare, na quinta-feira (22), com o Robô Móvel Colaborativo LD Mobile, um Veículo Autônomo Inteligente (AIV) projetado para aumentar a produtividade em processos industriais e operações logísticas. Dotado de inteligência artificial, o LD circulou e circulará até o final do evento, de forma autônoma, interagindo com as pessoas e convidando-as, de maneira amigável, a visitar o estande da marca.

Em entrevista ao NS, o CEO e Presidente da Omron Healthcare Brasil, Wanderley Cunha (foto), falou um pouco mais sobre o robô. “O core business da empresa são sensores”, explica, revelando o valor estratégico da presença do LD Mobile para comunicar a eficácia da marca no desenvolvimento de produtos de alta performance. Equipado com sensores de reconhecimento das ruas e seres humanos, ele para ou desvia das pessoas ao circular sozinho pelo evento, além de distribuir gentileza em forma de corações (bolas para propriocepção). Mais do que uma ação promocional, o robô é um produto testado, que, de acordo com Cunha, “já trabalha em fábricas como as da Fiat e Volkswagen”.

Veja o LD Mobile em ação 👇🏻

 

Lançamentos

Com relação ao portfólio 2018, apresentado em primeira mão na Abradilan Conexão Farma, destacamos a tecnologia de sensor de posicionamento com LED, usada no monitor de pulso para aferir a pressão. “Este sensor, que ninguém mais tem no mercado, dá uma medição mais correta”, afirma. Isto se dá porque o aparelho precisa estar no mesmo nível do coração e quando o braço se movimenta para cima ou para baixo, ele emite um bip, facilitando assim o ajuste da posição.

“Nós lançaremos também um medidor de pressão com conectividade. O paciente com hipertensão, por exemplo, vai poder usar o aparelho equipado com Bluetooth. A Omron já disponibiliza um aplicativo que sincroniza todas as medições feitas com aparelho, armazena e emite relatórios com todas as informações relacionadas ao controle daquela medição” explica.

Além disso, nos chamou a atenção a apresentação do Inalador/Nebulizador NE-C803, que de acordo com o CEO, é o mais silencioso da categoria. “O aparelho também é bem leve, você pode fazer a inalação com ele nas mãos”, pontua.

Mais um aspecto destacado durante a entrevista foi a valorização dos produtos agregados pelo Grupo NS (que já era líder no segmento de nebulizadores compressores no Brasil), adquirido pela Omron em 2014. “Continuamos com as mesmas marcas e incrementamos a tecnologia”, ressalta.

Outros produtos apresentados pela marca foram os termômetros de testa, que, além da temperatura corporal, mede ainda água e ambiente; as balanças de peso corporal regular e de meia impedância, ou monitor de composição corporal, com a qual se pode controlar peso, massa magra, massa gorda e gordura visceral, caloria basal, dentre outras funções.

Por fim, destacamos os produtos lançados pela marca para alívio da dor, chamados de Tens, ou tensores de pulso elétrico. “Estes tensores emitem um pulso elétrico no local da dor, que provoca o seu alívio. Este aparelho é muito usado por fisioterapeutas, para tratamento de contusões, e pode ser usado em casa para complementar este tratamento”, ressalta. “Pessoas que sofrem de problemas lombares, artrite e artrose usam este aparelho te sentem alívio considerável e muitas vezes sem precisar tomar nenhum medicamento”, completa.

De acordo com o executivo, as tecnologias propostas pela empresa vem para dar suporte tanto para os médicos e profissionais de saúde, quanto para os pacientes, como forma de complementar os tratamentos, que devem ser indicados e acompanhados pelos especialistas.

Todos os produtos estarão disponíveis da maioria das redes de drogarias e empresas de lojas de produtos hospitalares.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *