Riscos do suco para crianças menores de 1 ano

Novas recomendações da Associação Americana de Pediatria alertam para os riscos do consumo de suco para crianças menores de 1 ano

A Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics – AAP) mudou sua avaliação sobre o suco de frutas na introdução de alimentos, após os seis primeiros meses da criança, quando a recomendação é de amamentação exclusiva. De acordo com a nova diretriz: “Suco de Frutas em Bebês, Crianças e Adolescentes: Recomendações Atuais”, publicada na edição de junho da Pediatrics, o suco de frutas não oferece valor nutritivo para as crianças menores de 1 ano e ainda podem desenvolver tendência à obesidade e aparecimento de cáries nos dentes. “Os pais podem achar o suco de frutas saudável, mas não é um bom substituto para frutas frescas, pois é apenas uma alta concentração de açúcar e calorias”, disse Melvin B. Heyman, pediatra gastroenterologista, coautor do comunicado.

Confira as recomendações da AAP:

  • Ingestão de suco deve ser limitada a, no máximo, 88 ml diariamente para crianças de 1 a 3 anos de idade. Para crianças de 4 a 6 anos de idade, o suco de frutas deve ser restrito de 118 a 177 ml diariamente; enquanto para crianças de 7 a 18 anos, deve ser limitada a 236 ml ou uma xícara do recomendado 2 a 2 ½ xícaras de porções de frutas por dia.
  • As crianças que estão começando a andar não devem ter à mão garrafas com suco para que possam consumir ao longo do dia. A exposição excessiva dos dentes ao carboidrato pode levar à cárie dentária também. Crianças de um a três anos não devem beber suco na hora de dormir.
  • As crianças devem ser incentivadas a comer frutas inteiras e ser educadas sobre os benefícios do fruto in natura em comparação com o suco, que carece de fibra dietética e pode contribuir para o ganho de peso excessivo.
  • O leite materno ou fórmula infantil é suficiente para bebês, enquanto leite desnatado e água são suficientes para crianças mais velhas.
  • O consumo de suco não pasteurizado deve ser fortemente desencorajado para crianças de todas as idades.
  • As crianças que tomam formas específicas de medicação não devem receber suco de laranja, o que pode interferir na eficácia da medicação. Além disso, o suco de fruta não é apropriado no tratamento da desidratação ou manejo da diarreia.

Fontes: AAP e IBSP
Foto: IBSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *