Ação contra a Tuberculose em Goiânia

Araguaia Shopping é palco da campanha mundial de Luta contra Tuberculose, em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Por Marilane Correntino, de Goiânia/GO

O dia 24 de março foi instituído como o Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose e para marcar esta data, o Araguaia Shopping juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da área técnica do Programa de Controle da Tuberculose da Superintendência de Vigilância em Saúde e parceiros, promovem, no dia 23 de março (sexta-feira), das 10h às 17h, no Araguaia Shopping, uma ação em prol da campanha Mundial de luta contra a tuberculose que tem como objetivo esclarecer, orientar e conscientizar a população sobre as formas de prevenção, os sintomas, tratamento e controle da doença.

A mobilização contará com várias parcerias como a Universidade Federal de Goiás – UFG; Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS); Araguaia Shopping e a Secretaria municipal de Saúde de Goiânia. Durante a ação, o empreendimento oferecerá aos clientes um espaço para realização de exame instantâneo de glicemia, que consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo para avaliar a quantidade de açúcar no organismo, o que ajuda no diagnóstico do diabete; aferição de pressão arterial, processo importante para diagnóstico da hipertensão. Além disso, voluntários estarão espalhados pelo mall para distribuir informativos sobre a prevenção e causas da Tuberculose, desenvolvendo um trabalho educativo de orientação aos visitantes do shopping sobre a importância de conhecer o que sente um doente com tuberculose e o que deve ser feito para obter a cura e evitar a propagação da doença.

Dados epidemiológicos mostram a persistência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Em 2017 foram notificados 69.600 casos novos. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e que tem cura, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil (MS – 2018).

Em Goiás no ano de 2017 foram notificados 1.000 casos novos de tuberculose, correspondendo a uma taxa de 14 casos por 100.000 habitantes, esse dado coloca o estado na 3º posição com a menor incidência de tuberculose no país. Em relação a taxa de mortalidade em 2016 o coeficiente foi de 0,9 óbitos por 100.000 habitantes, houve uma pequena redução desta taxa em relação a 2015 que foi de 1,0 óbitos por 100.000 habitantes.

De acordo com a gerente de Marketing, do Araguaia Shopping, Marina Marquez, a campanha do empreendimento é uma forma de alertar a sociedade sobre os riscos da doença, sendo a prevenção a melhor saída. “O principal objetivo do Shopping é ajudar na multiplicação da informação sobre a doença para o maior número de pessoas possível, alertando para a prevenção de uma enfermidade tão grave”

A doença
Transmitida pelo bacilo de Koch – o Mycobacterium tuberculosis, a Tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas que mais mata no país. Considerada uma das enfermidades mais antigas do mundo, ainda é um problema de Saúde Pública em todo país, sendo uma prioridade entre as políticas governamentais de saúde.
O contágio da doença se dá por via aérea e a bactéria consegue sobreviver por até 24 horas suspensa no ar. Os principais sintomas da doença são tosse por mais de duas semanas, febre, produção de catarro, cansaço, dor no peito e falta de apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *