Pular para a barra de ferramentas

Vacina contra a febre amarela em alérgicos ao ovo

Vacina contra a febre amarela em alérgicos ao ovo

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) alerta: pessoas com alergia ao ovo devem tomar alguns cuidados ao se vacinar contra a febre amarela

Alérgicos ao ovo têm risco e devem ter alguns cuidados ao se vacinarem contra a febre amarela, alerta a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Por ser cultivada em ovos embrionados de galinha, a vacina contem grande quantidade de proteínas do ovo. Sendo assim, pacientes com história de alergia ao ovo, podem ter reações após receberem a vacina contra febre amarela.

A febre amarela é uma doença viral aguda febril, transmitida por mosquitos hematófagos da família Culicidae e do Gênero Aedes e Haemagogus. Os sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Pessoas que moram em áreas endêmicas, consideradas de risco para a febre amarela, segundo o Ministério da Saúde, devem receber a vacina. A indicação serve também para aqueles que irão se deslocar para estas áreas no Brasil ou viajar para países de risco para febre.

A Dra. Ana Karolina B.B. Marinho, Coordenadora de Imunizações da ASBAI, explica que existem duas situações:

1- Pessoas com história de reações alérgicas leves a moderadas, após ingerirem ovo (apenas urticária, por exemplo), podem receber a vacina sob supervisão médica e devem ficar em observação por 30 minutos após a vacinação.

2- Pessoas com história de reações alérgicas graves após a ingestão de ovo, como a anafilaxia, por exemplo, têm contraindicação para receber a vacina. “Porém, se o risco de exposição à febre amarela  for muito grande, o paciente deve ser encaminhado ao especialista para realização de testes cutâneos com a vacina da febre amarela. Se o resultado do teste for negativo, pode-se administrar a vacina sob supervisão médica e com período de observação de 30 minutos. Se o teste for positivo, deve-se discutir com o alergista o fracionamento das doses ou a dessensibilização em ambiente que ofereça a possibilidade de manejo adequado em caso de possível anafilaxia pós vacinal”, explica a Dra. Ana Karolina.

35 comentários sobre “Vacina contra a febre amarela em alérgicos ao ovo

  1. Boa noite, minha filha de 7 anos é alergica a ovo, comeu um pão suíço e acorsou com os olhos bastante inchados e sujos, qyeria saber se é recomendado a aplicação da cacina? Obrigada!

    1. Oi, Alessandra!
      Tivemos um problema com a moderação dos nossos comentários, por isso não respondemos sua mensagem antes.
      Você pode entrar em contato com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), regional Goiânia. Tel.: (62) 3096-6262.
      Esperamos ter ajudado.

  2. Oi, minha filha tem 9 meses e fizemos a vacina contra FA. e no mesmo dia ela desenvolveu urticária no corpinho inteiro! Foi diagnosticada reação a vacina.Nada está resolvendo! Preciso de ajuda! Este estado pode se agravar? Obrigada.

    1. Oi, Vallentina!
      Tivemos um problema com a moderação dos nossos comentários, por isso não respondemos sua mensagem antes.
      Você pode entrar em contato com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), regional Goiânia. Tel.: (62) 3096-6262.
      Esperamos ter ajudado.

  3. Boa noite, minha filha tem 9 anos e há uns 7 meses foi diagnosticada com alergia a ovo e leite de vaca. Porém, ela come frango empanado, bolo, bolachas, biscoitos, bolinhos de chuva e são coisas q têm leite e ovo e nunca deu reação nenhuma.
    Minha dúvida é se posso dar a vacina contra febre amarela nela.

    1. Boa noite!! Eu tmbm estou com a mesma duvida que a amiga Renata. Pois minha filha tem 20 anos e é alergica a ovo,leite,e muitas vezes come algo que tem esses ingredientes em pequenas quantias nunca passou malmas to na duvida sobre a vacina!!!

    2. Meu filho é alérgico à gema do ovo.mas come derivados cm ovo e nunca teve reação. Posso dar a vacina contra a febre amarela?

    3. Oi, Renata!
      Tivemos um problema com a moderação dos nossos comentários, por isso não respondemos sua mensagem antes.
      Você pode entrar em contato com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), regional Goiânia. Tel.: (62) 3096-6262.
      Esperamos ter ajudado.

  4. Tenho minha uma filha de 7 anos com alergia grave há ovo, vejo é uma situação difícil de onde que o governo desenvolve todas as vacina há base de ovo, ninguém pensam nessas crianças que não podem se munir tomando varias vacinas, Ai primeira coisa que todas escola pedem são as carteirinhas da vacinação sendo uma criança com esses tipo de alergia quase não toma vacina então aqui apenas para todos que tem criança com mesma condições temos que tentar mudar isso dar também a chance das nossas crianças ter a imunidade com outros tipos d formula. Obrigado

  5. Meu filho tem 10 anos, quando tinha 1 aninho foi descoberto que ele tem alergia ao ovo,a alegista pediu todos os exames novamente,recebi ontem, abri o resultado do exame de ovo deu 0,60, na classificação esse valor é duvidoso,mesmo assim estou muito preocupada.

  6. Eu cempre comi ovos fritos ou cozido munição tive nada mais quando criança tomava as vacinas e dava reação alérgica estou com medo de tomar a vacina contra a febre amarela o que fazer .alguém pode me ajudar por favor

  7. Meu filho tem 20anos sempre que ele passa ovo na pele e enche de calombo e da coceira na garganta ! será que ele pode tomar a vacina contra a febre amarela

  8. Oi boa noite meu filho tem alergia a ovo des dos 2 meses devida e gostaria de saber se devo dar a vacina da febre amarela ele nunca comeu ovo e na minha cidades esta tendo surto de febre amarela o que eu faço

  9. Olá Editores… Parabéns pelo Blog e pelos assuntos…

    Nós frequentemente navegamos pela web sempre em busca de bons conteúdos…

    Principalmente nessa área de dicas, saúde, bem estar em geral, e quando encontramos logo compartilhamos em nosso grupo, e sua postagem fez muito sucesso veja foi ao ar nesta data e link:

    [ https://www.visitas.site/?data=18-01-2018 ]

    Fez muito sucesso por ser um assunto que interessa muito a nosso público…
    Continue a enviar conteúdos de qualidade para nosso grupo!

    Desejamos sucesso aos projetos!

  10. Minha filha tem alergia leve a clara de ovo. Ela tomou a vacina da febre amarela dia 19/01/2018, Não teve reação nenhuma de alergia. Mas 3 dias depois ela começou ter crise de asma. Será que é alguma reação da vacina?

  11. Meu filho tem 7 anos e tem alergia a gema do ovo somente ,a clara ele come tranquilamente mais a gema ele logo incha os olhos rosto e aparecem urticária no corpo
    Ele pode tomar a vacina ?

  12. Meu filho c 7 anos, há 2 meses vem desenvolvendo quadro de urticárias, nenhum médico descobriu o motivo. Ele sempre comeu de tudo um pouco e agora está c isso. Só coça e a urticária aparece. Devo dar a vacina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − nove =