XII Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM 2017)

Interação entre pesquisa e clínica dá o tom do XII COPEM, que será realizado de 25 a 27 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca

Com o objetivo de levar a pesquisa para o dia a dia do médico, São Paulo congregará de 25 a 27 de maio os mais renomados especialistas nacionais e internacionais, que estarão presentes na capital para o XII Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (XII COPEM). Estima-se um público de 1.500 pessoas.

Diabetes, Síndrome Metabólica, Obesidade, Endocrinopediatria, Transgeneridade, Neuroendocrinologia, Osteometabolismo, Adrenal e Hipertensão, Desreguladores Endócrinos, Endocrinologia Ginecológica e Andrologia fazem parte dos temas selecionados para os simpósios.

Haverá cursos durante os três dias do congresso, e um dos destaques será o tema Tecnologia Aplicada ao Diabetes, que pretende evidenciar como o uso de aparelhos, softwares e sensores de glicose para medição contínua da glicemia podem auxiliar no controle da doença e melhorar a vida de pacientes e cuidadores. Outros temas serão abordados em cursos específicos durante o evento: Densitometria Óssea e Composição Corporal, Biologia Molecular aplicada à clínica, Endocrinopediatria e Coaching para o Jovem Endocrinologista. A grade completa de temas pode ser vista no site do evento.

A comissão científica do XII COPEM está sendo presidida pela Dra. Marise Lazaretti Castro, e já estão confirmadas as presenças dos pesquisadores internacionais Dr. Peter Kopp, Gilberto Paz-Filho, Michael Whyte, Dr. Franco Folli e Dr. David Kendler. “Tivemos o cuidado de trazer grandes referências que também tenham ótima capacidade de comunicação para transmitir seus conhecimentos sobre Endocrinologia”, comenta Dra. Marise.

Interação – com a preocupação de responder à pergunta “Como eu trato” sempre presente no dia a dia clínico, a comissão do evento planejou o Meet The Professor, que promoverá o encontro dos congressistas para uma sessão de tira dúvidas. Ainda no campo de interação, haverá o “debate pinga-fogo” com o tema “Cirurgia Metabólica versus Tratamento Clínico”, ocasião onde médicos defendem seus pontos de vista apresentando vantagens e desvantagens de cada conduta.

Para os alunos que participam das Ligas de Medicina, haverá uma atividade específica com preceptores de quatro universidades para discutir casos clínicos.

O Dr. José Augusto Sgarbi, presidente da comissão organizadora do XII COPEM e também da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), enfatiza que “Inovar o COPEM foi a tônica das comissões envolvidas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *